sexta-feira, 11 de março de 2011

Teoria e Prática do Ensino de Ciências - Ensinar Ciências não é...

Ensinar Ciências não é:
  • realizar exercícios de laboratórios seguindo "receitas", de promover discussões para análise  de procedimentos e resultados.
  • usar "fórmulas" para resolver problemas sem discutir seu significado e propostas alternativas.
  • Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão utilizados durante o curso.
  • priorizar a sequência e o curso das aulas sem levar em conta os fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
  • Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
  • não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
  • Não criar situações para a realização d experimentos mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outra.
  • Permitir que os alunos pensem que a ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
  • não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.
  • (extraído do livro "Ensino de Ciências e Cidadania" de MARANDINO e KRASILCHIK)

Nenhum comentário: