- realizar exercícios de laboratórios seguindo "receitas", de promover discussões para análise de procedimentos e resultados.
- usar "fórmulas" para resolver problemas sem discutir seu significado e propostas alternativas.
- Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão utilizados durante o curso.
- priorizar a sequência e o curso das aulas sem levar em conta os fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
- Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
- não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
- Não criar situações para a realização d experimentos mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outra.
- Permitir que os alunos pensem que a ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
- não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.
- (extraído do livro "Ensino de Ciências e Cidadania" de MARANDINO e KRASILCHIK)
sexta-feira, 11 de março de 2011
Teoria e Prática do Ensino de Ciências - Ensinar Ciências não é...
Ensinar Ciências não é:
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