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  Ciências Naturais - Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais são dirigidos aos educadores que têm como objetivo aprofundar a prática pedagógica de Ciências Naturais na escola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho e para o projeto pedagógico da sua equipe e do sistema de ensino do qual faz parte.
A primeira parte, voltada para todo o ensino fundamental, apresenta um breve histórico das tendências pedagógicas na área, debate relações entre ciências e cidadania, caracteriza Ciência e Tecnologia como atividades humanas. Também expõe as concepções de ensino, de aprendizagem, de avaliação e de conteúdos que norteiam estes parâmetros, bem como os objetivos gerais para todo o ensino fundamental. Os conteúdos são apresentados em quatro eixos temáticos: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade, levando-se em conta conceitos, procedimentos e atitudes que compõem o ensino desses temas no ensino fundamental.
Toda a segunda parte é voltada à apresentação e à discussão do ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, conteúdos e critérios de avaliação para terceiro e quarto ciclos. É na parte final do documento que o professor encontra orientações sobre a organização de unidades e projetos, sobre temas de trabalho interdisciplinares em Ciências Naturais, sobre a problematização de conteúdos, sobre fontes de informação: observações, trabalhos de campo, experimentações, textos diversos e informática.

Objetivos Gerais para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental


 Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.

 Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

 Identificar entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas.

 Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes.

 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

 Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.

 Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.

 Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 5ª a 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p. 33.

Objetivos específicos para o Ensino Fundamental 3º Ciclo

 Reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da natureza e que a Ciência, uma forma de desenvolver conhecimento, se relaciona com outras atividades humanas.

 Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.

 Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer.

 Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

 Elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimentação, textos ou outras fontes.

 Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, inclusive as de caráter histórico, para reelaborar suas idéias e interpretações.

 Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e idéias para resolver problemas.

 Caracterizar os movimentos visíveis de corpos celestes no horizonte e seu papel na orientação espaço-temporal hoje e no passado da humanidade.

 Caracterizar as condições e a diversidade de vida no planeta Terra em diferentes espaços, particularmente nos ecossistemas brasileiros.

 Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser humano e a dinâmica das cadeias alimentares.

 Identificar diferentes tecnologias que permitem as transformações de materiais e de energia necessárias a atividades humanas essenciais hoje e no passado.

 Compreender a alimentação humana, obtenção e a conservação de alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.



Objetivos específicos para o Ensino Fundamental 4º Ciclo

 Compreender e exemplificar como as necessidades humanas, de caráter social, prático ou cultural, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento científico ou, no sentido inverso, beneficiam-se desse conhecimento.

 Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

 Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros de sua comunidade.

 Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico, respeitando as opiniões, para reelaborar suas idéias e opiniões.

 Elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos, registrando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, textos ou maquetes.

 Compreender como as teorias geocêntrica e heliocêntrica explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação e à importância histórica dessas diferentes visões.

 Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.

 Caracterizar as transformações tanto naturais como induzidas pelas atividades humanas, na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera, associadas aos ciclos dos materiais e ao fluxo de energia na Terra, reconhecendo a necessidade de investimento para preservar o ambiente em geral e, particularmente, em sua região.

 Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde das comunidades a políticas públicas adequadas.

 Compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.



PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 5ª a 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p. 60-61, 89 – 90.



Competências e Habilidades a serem desenvolvidas em Biologia (PCN, 1999, p. 277).

Representação e comunicação

 Descrever processos e características do meio ambiente ou se seres vivos, observando-os em microscópio ou a olho nu.

 Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia.

 Apresentar suposições e hipóteses acerca dos fenômenos biológicos em estudo.

 Apresentar de forma organizada, o conhecimento biológico aprendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.

 Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem , entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.

 Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.


Investigação e compreensão

 Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias em Biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, constituindo generalizações.

 Utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais, vegetais, etc.

 Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão de fenômenos.

 Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

 Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.

 Formular questões, diagnósticos, e propor soluções para problemas apresentados, utilizando elementos da Biologia.

 Utilizar noções e conceitos da Biologia em novas situações de aprendizado (existencial ou escolar).

 Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa).

Contextualização sócio-cultural

 Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.

 Identificar a interferência de aspectos místicos e culturais nos conhecimentos do senso comum relacionados a aspectos biológicos.

 Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

 Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do meio ambiente.

 Identificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável.