sábado, 11 de abril de 2009

Cronograma das aulas de Anatomia Comparada

Cronograma das aulas de Anatomia Comparada
Dias de aula
6/4 – primeiro dia
7/4 – introdução a anatomia
8/4 – exibição do filme Frankenstein de Mery Shelley
9/4 – atividade sobre o filme e introdução a anatomia
13/4 – sistema esquelético
14/4 – atividade sobre o sistema esquelético (2,5)
15/4 – sistema muscular
16/4 – laboratório de informática – atividade sobre sistema cartilaginoso (1,5)
17/4 – laboratório de informática – resumo sobre sistema muscular (1,0)
22/4 – avaliação – sistema esquelético, muscular e cartilaginoso (5,0)
23/4 – sistema respiratório
24 /4– atividade sobre o sistema respiratório (1,5)
27/4 sistema digestório
28/4 – atividade sobre o sistema digestório (1,5)
29/4 – sistema circulatório
30/4 – atividade sobre o sistema circulatório (2,0)
4/5 – avaliação sistemas digestório e circulatório (5,0)
5/5 – orientação seminários
6/5 – orientação seminários
7/5– orientação seminários
8/5– orientação seminários
11/5 apresentação de seminários, 1º grupo
12/5 apresentação de seminários, 2º grupo
13/5 apresentação de seminários, 3º grupo
14/5 apresentação de seminários, 4º grupo
15/5 apresentação de seminários, 5º grupo
18/5 apresentação de seminários, 6º grupo
19/5 – Avaliação sobre os assuntos dos seminários (10,0)
20/5 – Avaliação final (10,0)
21/5- entrega de notas e encerramento da disciplina

Normas para apresentação dos seminários
1. O tempo de apresentação não deverá ser superior a 50min, nem inferior a 30min;
2. Serão sorteados 5 componentes de cada equipe para apresentarem o seminário;
3. Os recursos para a apresentação ficarão a cargo da equipe;
4. Deverá ser entregue um resumo de uma página, com o conteúdo do seminário de onde serão extraídas as questões para a avaliação;
5. O trabalho escrito deverá conter introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas;
6. Ao final de cada apresentação a equipe deverá apresentar uma sugestão de metodologia para se trabalhar o referido conteúdo com alunos de 7ª série ou ensino médio;
7. Adiar ou alterar a ordem das apresentações não será permitido, ficando a responsabilidade da apresentação e do resumo pelos integrantes de cada equipe;
8. A equipe que não entregar o resumo será penalizada, perdendo 30% da nota recebida durante a apresentação;
9. Cada equipe deverá estar preparada para responder aos questionamentos da turma e do professor apenas ao final de cada apresentação;
10. A presença dos grupos é fundamental em todas as apresentações, sendo que cada falta representará menos 5 décimos da nota recebida na apresentação;
11. Durante a orientação dos seminários todos os grupos poderão expor seus questionamentos ao professor e solicitar sugestões quanto aos tópicos a serem abordados durante a apresentação e metodologias que possam ser utilizadas com os alunos.
12. O trabalho escrito terá valor máximo de 5,0 pts assim como a apresentação oral.

2 comentários:

respostas disse...

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ
ACADEMICAS: EDLENE PAIVA, KASSIA FERNADA

1- È a união de alguns ossos e permite a movimentação quer sejam osso quer cartilagens.

2- Fibrosas, cartilaginosas, sinoviais

3- Junturas sinoviais

4- são formações fibro-cartilaginosas, serve para a adaptação das superfícies que se articulam, essa estrutura também serve para para amortecer violentas pressões, encontramos nas articulações esternoclavicular e temporomandibular e o menisco são encontrados nos ossos do joelho.

5_ Movimentos angulares, adução e abdução, rotação e circundação.

6_ Plana: A articulação sacro-ilíaca entre o sacro e a porção do ilíaca do osso do quadril
Gínglimo: A articulação do cotovelo mostra como a superfície articular do úmero, que entra em contato com a ulna.
Trocóide: Articulação rádio-ulnar proximal, entre radio e a ulnar.
Condilar: A articulação rádio-cárpica ou punho.
Em sela: a articulação carpo-metacárpica do polegar, entre o osso trapézio do carpo e o osso do metacarpo.
Esferóide: a articulação do ombro.

Anônimo disse...

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ
SURAMA VALENA TAVARES DE SOUZA
RESUMO: SISTEMA MUSCULAR



As chamadas células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento, estas células agrupam-se em feixes para formar massas macroscópicas denominadas músculos. A Miologia os estuda. Dentro do aparelho locomotor, constituído pelos ossos (elementos passivos do movimento), junturas e músculos (elementos ativos do movimento), a musculatura não assegura só à dinâmica, mas também a estática do corpo humano. A célula muscular está normalmente sob o controle do sistema nervoso, cada músculo possui seu nervo motor, dividido em muitos ramos delicados, que terminam num mecanismo especializado conhecido como placa motora.
O impulso para contração resulta de um ato de vontade diz-se que o músculo é voluntário e distinguem-se histologicamente dos involuntários por apresentar estriações transversais, por esta razão são estriados, se o impulso parte de uma porção do sistema nervoso sobre o qual o individuo não tem controle consciente, diz-se que o músculo é involuntário, e são lisos.
Um músculo esquelético possui uma porção média que é carnosa, vermelha no vivente, vulgarmente chamada de carne, e recebe o nome de ventre muscular, sendo, portanto a parte ativa do músculo, ou seja, a parte contrátil. E a extremidades é cilindroides ou então tem a forma de fita, chamada de tendões; quando são laminares, recebem a denominação de aponeuroses. Tendões e aponeuroses servem para prender o músculo ao esqueleto. Deste caso existem exceções:
a) Os tendões ou aponeuroses nem sempre se prendem ao esqueleto, podendo fazê-lo em outros elementos: cartilagem, cápsulas articulares, septos intermusculares, derme, tendão de outro músculo;
b) As fibras dos tendões têm dimensões tão reduzidas que se tem a impressão que o ventre muscular se prende diretamente no osso;
c) Em poucos músculos, aparecem tendões interpostos a ventres de um mesmo músculo, e esses tendões não servem para fixação no esqueleto.
A lâmina do tecido conjuntivo que envolve cada músculo é a Fáscia muscular e para que eles possam exercer eficientemente um trabalho de tração ao se contrair, é necessário que eles estejam dentro de uma bainha elástica de contenção; podem apresentar prolongamentos que vão terminar se fixando no osso, sendo denominados septos intermusculares. Estes ocorrem frequentemente nos membros.
O trabalho do músculo se manifesta pelo deslocamento de um ou mais ossos, os músculos agem sobre os ossos como potências sobre braços de alavancas, no caso da musculatura cardíaca e dos músculos lisos, geralmente situadas nas paredes de vísceras ocas ou tubulares, também se produz um trabalho: a contração da musculatura destes órgãos reduz ou seu volume ou seu diâmetro e desta forma vai expelir ou impulsionar seu conteúdo.
Por razões didáticas chamam de Origem à extremidade do músculo presa à peça óssea que não se desloca, também conhecida como ponto fixo. Por contraposição, denomina-se Inserção à extremidade do músculo presa à peça óssea que se desloca, também conhecida como ponto móvel. O músculo branquial prende-se na parte anterior o úmero e da ulna, atravessando a articulação do cotovelo.
As funções dos músculos são múltiplas e variadas, possuem fibras dispostas paralelas, que são largos e longos ou obliquas e denomina-se peniformes; quanto a origem os músculos se originam por mais de um tendão, apresentam mais de uma cabeça de origem, são classificados como músculos bíceps, tríceps ou quadríceps; quanto a inserção os músculos podem inserir-se por mais de um tendão, quando há dois tendões, são bicaudados, três ou mais policaudados; quanto ao ventre muscular apresentam mais de um ventre, com tendões situados entre eles. São digástricos os que apresentam dois ventres e poligástricos os que apresentam número maior; quanto à ação, dependendo da contração do músculo, o mesmo pode ser classificado como flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal etc.
Qualquer movimento, mesmo daqueles considerados mais simples é extremamente complexa, a este trabalho damos o nome de coordenação motora. Quando o músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é um agonista. Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja regular a rapidez ou potencia de ação deste agonista, chama-se antagonista. Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista ele é sinergista.
Para executar seu trabalho mecânico, os músculos precisam de energia, em vista disso, os músculos recebem suprimento sanguíneo através de uma ou mais artéria, que neles penetram e formam um extenso leito capilar, se acaso um nervo for seccionado, o músculo deixa de funcionar e atrofia. Nervos e artérias penetram sempre pela face profunda do músculo, pois assim estão melhor protegidos.