§Ementa
§Natureza biológica do homem. Bases biológicas das diferenças individuais e seus reflexos na educação. Herança e Meio: Limites da educação. Funções integrativas do sistema endócrino e nervoso e suas relações com comportamento e aprendizagem. Organização biológica do crescimento e desenvolvimento humano.
conteúdo programático
- UNIDADE I - Bases Biológicas do Retardamento Mental.
- §UNIDADE II - Distúrbios da Linguagem;
- §UNIDADE III - Distúrbios Auditivos;
- §UNIDADE IV - Distúrbios Visuais;
- §UNIDADE V - Bases para a alimentação do educando;
- §UNIDADEI VI- Higiene Escolar e Saneamento.
- §UNIDADE VII- Sexualidade na Adolescência e DSTs;
- §UNIDADE VIII - Toxicomanias
BOTTINO, J.P; BURNS, G.W. Genética. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
FARREL, Michael. Dificuldades de aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SANTOS,M.A. Biologia Educacional. 17. ed. São Paulo: Ática.1999.
SOARES, J.L. Programas de saúde. São Paulo: Scipione. 1999.
TUNES, Elizabeth; PIANTINO, L. Danezy. Cadê a síndrome de down que tava aqui? O gato comeu...: O programa da Lurdinha. 2. ed. Campinas: Autores associados, 2003.
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